terça-feira, 16 de novembro de 2010

PARABÉNS DRAGÃO


"Gosto que digam que é funcional, porque foi concebido com um propósito, e a funcionalidade, adaptada ao que se destina, é um dos objectivos da arquitectura. Mas, também gosto quando os meus pares o elogiam enquanto obra arquitectónica e não apenas como funcional"

"(...) Dizem que é um estádio frio, ventoso, mas acho que isso é genético e, como alguém já disse, o futebol é um desporto de Inverno. A minha resposta é: 'Não, não mudava nada' (...) Ainda no que diz respeito à ventilação, sempre disse que esse seria um factor essencial para ter um relvado em boas condições"

"É uma referência emblemática. O CCB [Centro Cultural de Belém], os espaços públicos da Expo e o Dragão são as obras mais destacadas do portefólio, embora possa enumerar outras, como o porto de Ponta Delgada, a pólis do Cacém ou Viseu"

"Ainda não vi como ficou a Alameda, porque a última vez que estive na zona do estádio foi quando inauguraram o pavilhão. O que vi na altura, pareceu-me bem. Aliás, ainda no que respeita ao Dragão, gostaria de enaltecer o papel dos dirigentes do FC Porto. Recebemos um programa e orientações fundamentais para o sucesso do projecto."

(Sobre se desenhará mais algum estádio)
"Gostaria de o fazer. Aprendi muito com o Dragão."

Excertos da entrevista dada pelo arquitecto Manuel Salgado ao jornal OJOGO
________________________________________________________________________

Belo, funcional, palco de emoções. E está de parabéns.

A 16 de Novembro de 2003, nasceu a obra do arquitecto Manuel Salgado, que desde essa altura foi palco e testemunha de 14 títulos conquistados, com tardes e noites de muitas emoções, poucas tristezas (felizmente), e muitas alegrias e conquistas, que continuam e vão continuar a fazer do meu clube um dos clubes de maior referência a nível nacional, europeu e mundial.


Elogiado por todos, tem acumulado prémios e títulos próprios, como a classificação de estádio cinco estrelas por parte da FIFA, os prémios Greenlight para melhor projecto europeu da Agência para a Energia da Comissão Europeia e para melhor projecto europeu da European Convention for Construction Steelwork em 2003, foi o primeiro estádio do mundo a receber a Certificação Integrada de Qualidade e Ambiente, e é também incluído pela FoxSports na lista dos 25 estádios mais sagrados do futebol mundial.

Que continues a presenciar grandes espectáculos, emoção, vitórias e conquistas.

Parabéns Dragão.

Sem comentários:

Enviar um comentário