quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Parabéns a dobrar caro PC


O 74º aniversário de Pinto da Costa mereceu um presente muito especial, oferecido sob a forma do reconhecimento internacional pelos quase 30 anos como presidente do FC Porto. No Dubai, onde discursou na sexta edição da Conferência Internacional de Desportos, na qualidade de especialista na conjugação de êxito desportivo com negocial, o presidente do FC Porto recebeu o "Globe Soccer Award", categoria Prémio Carreira. Pinto da Costa agradeceu em nome pessoal e do clube e no final, à SIC, mostrou-se orgulhoso pela prenda de aniversário. "Tem um significado especial", vincou.
Pinto da Costa é o presidente mais titulado da história do futebol mundial, com 55 troféus, entre os quais sete internacionais.

Há um ano, na primeira edição da gala "Globe Soccer Award", havia sido Adriano Galliani, do Milan, a merecer tal distinção. Desta vez, o italiano fez parte do júri desta edição, ao lado de nomes como Augusto César Lendoiro, Albertini, Luís Figo ou Fabio Capello, que acabou por entregar a distinção. No decurso da gala, o secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, aconselhou os clubes a olharem para o FC Porto, a propósito da sua capacidade de descobrir talentos e desenvolvê-los até patamares de classe internacional.

Pinto da Costa respondeu e enunciou os nomes de Hulk, James Rodríguez e Iturbe como exemplos e sucessores da "quantidade de ex-portistas a representarem agora as mais competitivas equipas da Europa", vincou.

O discurso enfocou ainda o facto de os dragões serem "o clube com mais títulos conquistados no século XXI, tendo ganho neste período quatro troféus internacionais" e lembrou que nem só de jogadores os portistas se orgulham. "Treinadores como José Mourinho, André Villas-Boas e até Jesualdo Ferreira e Fernando Santos, que nunca tinham sido campeões antes de chegarem ao FC Porto, apresentam agora carreiras que muito nos honram", disse, a propósito de um tema denominado "Visto de cima", sobre o qual também falaram o presidente do Barcelona, Sandro Rosell, Gianni Infantino, e o presidente da Associação Italiana de Agentes de Futebol, Giovanni Brannchini. "Os grandes da Europa olham para o FC Porto e reconhecem-lhe qualidade", disse também, o líder dos dragões perante a concordância de toda a plateia.


O prémio entregue a Pinto da Costa não foi o único a viajar para Portugal - Jorge Mendes voltou a ser distinguido como melhor empresário do mundo e Cristiano Ronaldo foi eleita a figura mais mediática do mundo - mas o pleno não foi conseguido por culpa do Barcelona.

O FC Porto estava nomeado ao lado dos catalães e do Borússia de Dortmund para a categoria de "Melhor clube do ano em operações no mercado de transferências e resultados desportivos", mas não conseguiu vencer. Mas aqui sem surpresa, uma vez que apesar de ter realizado uma época extraordinária (quatro títulos), não conseguiu superar o Barcelona, vencedor do campeonato espanhol, Liga dos Campeões, Supertaça de Espanha, Supertaça Europeia e Campeonato do Mundo de clubes. No que às operações de mercado diz respeito, os portistas venderam Falcao e não adquiriram ninguém que esteja a fazer furor. Pelo contrário, os catalães contrataram Alexis Sanchéz e Fàbregas. Para Pinto da Costa, a nomeação já é uma vitória. "Disputar um prémio com o Barcelona, campeão da Europa e do Mundo, é motivo de grande orgulho para o FC Porto e para mim", disse à SIC.

-

Como já não é de admirar,dois jornais desportivos em específico resolveram minimizar esta honra atribuída a Jorge Nuno Pinto da Costa.

Optaram sim por enaltecer a presença do C.Ronaldo (e sua companheira Irina) e o facto de lhe ter sido atribuído o prémio por ter sido o jogador que mais golos marcou na época passada.

A diferença de tratamento é aberrante...como lhes dói presenciar o reconhecimento mundial tanto de P.Costa como do FC Porto...


-

Temos o presidente mais titulado a nível mundial.

Temos o jogador mais titulado a nível mundial.

Ajudámos a lançar para a ribalta o por muitos considerado melhor treinador do mundo.

É sem dúvida um orgulho para mim ser de um clube que teve e tem pessoas com este nível de competência,profissionalismo e craveira,e que ajudaram e ajudam a torná-lo uma referência mundial a todos os níveis.


Parabéns Jorge Nuno Pinto da Costa.

Parabéns Futebol Clube do Porto.

Parabéns Portistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário